Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer na vida..." Eclesiastes 12

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Mensagem que pregamos

A mensagem que pregamos

Imagem

Existe aquilo que chamamos a mensagem do evangelho. O evangelho do qual Paulo não se envergonhava e que tem poder para salvar aquele que crê. Como definir esse evangelho? A apresentação do evangelho precisa possuir os seguintes elementos:

• O homem não pode salvar-se a si mesmo
• Deus é santo e justo e, portanto, deve punir o pecado
• Jesus Cristo é Deus
• A Sua morte na cruz foi por causa dos nossos pecados
• Nós recebemos a salvação pela graça
• Nós somos salvos mediante a fé.

1. A graça

Eu mereço a morte e a condenação, mas Deus, além de não me condenar, ainda me dá a Sua vida, me torna Seu herdeiro e me faz participante da glória do céu. A salvação é um presente de Deus. Não pode ser ganha ou comprada por meio de obras de merecimento. Muitos equivocadamente pensam que se procederem bem ou se fizerem boas obras vão acabar merecendo o céu. Mas o céu é um presente. Não é uma conquista, nem uma aquisição, nem uma recompensa. (Rm 6.23).

O dom gratuito, o presente de Deus é a vida eterna. A Palavra de Deus afirma categoricamente que somente podemos ser salvos pela graça de Deus (Ef 2.8-9). Precisamos expor claramente o significado da graça quando apresentarmos o evangelho. O ensino de Paulo, em Romanos é que a graça e as obras se excluem mutuamente. (Rm 11.6)
Com relação à vida eterna, as pessoas podem estar confiando inteiramente em Cristo, ou inteiramente em si mesmas; ou, ainda, elas podem estar confiando parcialmente em Cristo e parcialmente em si mesmas. Mas, na verdade, quem confia parcialmente em Cristo não confia de forma alguma. É comum ouvir pessoas dizendo que Deus fez a parte dEle, agora temos de fazer a nossa. O problema é que com respeito à salvação não tem a nossa parte. Ele fez tudo. Só nos resta aceitar o dom gratuito de Deus.

2. O homem

A Palavra de Deus ensina que todo homem é pecador. Todos nós temos cometido pecado e nenhum de nós é suficientemente bom para merecer a salvação. Não adianta sermos bastante bons,
Jesus disse que temos de ser perfeitos (Mt 5.48). Mas, em vez disso, todos nós temos falhado em nossos pensamentos, em nossas palavras e em nossas ações. Todos pecamos tanto pelo que fazemos quanto pelo que deixamos de fazer. (Rm 3.10-12, 23). Esse é o motivo por que nenhum de nós pode merecer o céu pelos próprios esforços.
Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa. A Palavra de Deus diz que precisamos nascer de novo. Não há meios de um homem vir a ser salvo, a menos que ele entenda que é pecador e está debaixo da ira de Deus. Se ele não entender que é pecador, as boas-novas não farão nenhum sentido para ele.
Se explicarmos precisamente o que foi feito de errado primeiro, fazemos com que as boas-novas verdadeiramente tenham sentido. Se não mostrarmos claramente que o indivíduo violou a lei, então elas parecerão tolice e serão recebidas como uma ofensa. Mas, a partir do momento que o indivíduo entender que quebrou a lei, então as boas-novas se tornarão boas-novas de fato!

3. Deus

Nós sabemos que o Senhor Deus é amoroso e não quer nos condenar. Por outro lado, Ele é justo e não pode deixar de punir o pecado. Deus ficou, então, num dilema: como conciliar a Sua justiça
com o Seu amor? Em sua infinita sabedoria, Ele planejou uma solução: enviou seu Filho ao mundo a fim de morrer no lugar do homem e resolver o problema do pecado.
Ao enviar o Seu Filho para morrer por nós, Deus Pai conciliou Sua justiça e Seu amor. Ele prova o Seu amor pelo fato de enviar Seu único Filho, e mostra a Sua justiça lançando o nosso pecado para
ser punido sobre o Senhor Jesus. Foi a solução perfeita.

O evangelho só tem sentido se houver um Deus justo que condena o pecado. Muitas pessoas simplesmente rejeitam a ideia de um Deus justo que condena o pecado. Elas dizem: “Eu creio num
Deus de amor e Ele jamais faria isso”. Esse é o problema, estão acostumadas com a imagem de Deus ensinada pelo espiritismo, um Deus que é somente amor. Se esse for o conceito da pessoa, tudo o que dissermos para ela não fará sentido. Se Deus é amor, então não importa se o homem é pecador. Se Deus é amor, então não faz diferença que Jesus tenha morrido. Deus é amor, então por que nos preocupar se os homens creem nEle, pois todos já estão salvos. Se não falarmos para as pessoas a respeito do verdadeiro Deus, a mensagem do evangelho não fará o menor sentido. Se não entendermos a natureza de Deus como revelada na Bíblia, não podemos entender a natureza do evangelho.
O pecado do homem mais a justiça de Deus só pode ser igual a uma coisa: o inferno para homem. Isso é o que merecemos. Todavia, há outro fator a ser acrescentado. Somando o pecado do homem mais a justiça de Deus mais o Seu amor, o resultado é sempre a cruz de Cristo. Na cruz Deus mostra o Seu amor sem negar a Sua justiça.

4. Jesus Cristo

A Palavra de Deus mostra o Senhor Jesus de inúmeras formas. Ele é, ao mesmo tempo, o Pão da Vida e a Água da Vida. Já era a Ressurreição mesmo antes de ter vencido a morte. Ele é o Alfa e o
Ômega, é o princípio e o fim. Ele é o Amém, é o cabeça de todas as coisas. Ao mesmo tempo, Ele é o Cordeiro de Deus que, desde Gênesis, morreu pelo pecado do homem, e é a arca do tabernáculo
no meio do deserto. Ele é a exata expressão de Deus. NEle tudo subsiste. Ele sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder. Mas ainda assim é homem, e tem, na mente de Deus, a exata expressão do homem. Mas acima de tudo ele é Deus, o criador do universo.

E por que o Senhor se fez homem? Ele veio para morrer na cruz e ressuscitar dentre os mortos para pagar a pena pelos nossos pecados e nos dar a vida eterna. E tudo isso Ele nos oferece de graça.
A Bíblia toda gira em torno de uma grande transação. Imagine um livro em sua mão. Agora imagine que nesse livro estão anotados todos os seus pecados. Um histórico minucioso da sua vida. Imagine que tudo o que você fez, pensou, todos os seus segredos e motivações estão registrados ali. A Bíblia diz que um dia esse livro vai ser aberto e todo mundo vai saber tudo a nosso respeito. Esse será um dia de grande vergonha. Mas o fato principal é que aquele que for julgado segundo os fatos registrados nesse livro será condenado.

Esse livro, portanto, é o nosso problema, o nosso pecado. Isso nos deixa fora do céu e nos impede de ter comunhão com Deus. O que fazer então? Nós mesmos não podemos fazer nada, mas Deus,
em Sua graça, nos enviou Jesus. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Is 53.6). O que o Senhor Deus fez? Ele pegou esse livro e lançou na conta de Jesus todos os registros do meu pecado. Deus lançou na conta de Jesus minha culpa e o meu pecado. Uma vez que Cristo estava carregando todas as coisas registradas no livro, então quando Ele foi para a cruz, pagou por todos os meus pecados.

Para que a pessoa entenda o evangelho precisamos explicar que Jesus é Deus. Muitos têm o conceito de que Ele foi um bom homem, um mestre extraordinário ou algo assim. Isso simplesmente não pode salvá-los. Precisamos ensinar que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Aquele bebê na manjedoura era Deus.
Além disso, a pessoa deve entender que a morte na cruz não foi uma mera crueldade dos judeus. Jesus não foi um mero mártir morrendo nas mãos dos romanos. É preciso explicar que Jesus mesmo se entregou. Ele fez isso para nos salvar. A maioria das pessoas sabe que Jesus morreu na cruz, mas o que elas precisam entender é que o pecado delas estava sobre Jesus. O Senhor morreu por causa delas. Quando as pessoas compreendem essa realidade, a percepção delas a respeito do evangelho muda completamente.

5. A fé

A Palavra de Deus diz que somos salvos pela graça, mediante a fé (Ef 2.8). Portanto, a fé é a chave que abre a porta. A fé torna real e presente na minha vida tudo aquilo que o Senhor Jesus realizou na cruz. Não pense que fé é algum um tipo de obra. Fé é a mão vazia de um mendigo, estendida para receber o presente do rei.
Muitas pessoas presumem que têm fé, mas não creram de verdade. Em primeiro lugar, é preciso distinguir fé de assentimento mental ou intelectual. Ou seja, muitas pessoas sabem que Jesus viveu, morreu e ressuscitou e supõem que isso seja fé. Elas sabem que Deus existe. E nós sabemos que o próprio diabo crê e treme, mas esse tipo de fé não adianta para nada.

Quando a Bíblia fala a respeito de fé, nos ensina que fé é confiar somente no Senhor Jesus para receber a vida eterna. Podemos dizer que as pessoas confiam em seus próprios esforços, ou confiam em Cristo para serem salvas.
Além disso, precisamos explicar que não adianta ter fé na fé. O problema da nossa geração é que muitos pensam que não importa em que creiamos, o importante é ter fé. É a fé pela fé. Há pessoas
que acreditam que a fé possui algum valor intrínseco. Mas a fé só tem valor se for aplicada para crer em algo verdadeiro. A fé, para ter valor, tem de estar posta na verdade e só há um que é a verdade: o Senhor Jesus. Ter fé em qualquer outra pessoa ou em qualquer outra coisa é desastroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário